Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

22/05/2012
Poupança continua sendo melhor investimento para pequenos e médios

O ministro da Fazenda, Guido Mantega disse, nesta terça-feira (22), que a poupança ainda é o melhor investimento para os pequenos e médios aplicadores brasileiros. Ele participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sobre as novas regras de cálculo da poupança, anunciadas no começo do mês.

"Mesmo com as mudanças, a poupança continua sendo o melhor investimento para a população brasileira", disse. "A poupança era e continua sendo a aplicação mais interessante para os pequenos e médios aplicadores", destacou. Para Mantega, as mudanças não prejudicam a população. "Tanto é que os depósitos aumentaram depois das mudanças", completou.

As novas regras estão na Medida Provisória (MP) 567. O Congresso criou uma comissão especial para analisar a admissibilidade da MP.

Remuneração
A mudança na remuneração só vai ocorrer quando a taxa básica de juros, a Selic, estiver em 8,5% ao ano ou menor do que esse patamar. Nesse caso, o rendimento passa a ser 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Atualmente, a Selic está em 9% ao ano. Assim, a remuneração continua sendo 0,5% ao mês mais a TR.

O governo alterou as regras de rendimento da poupança para evitar que os grandes investidores migrassem dos fundos de renda fixa para as cadernetas, destacou Mantega.

"Com isso teríamos um engessamento das taxas de juros e não conseguíamos reduzi-las. Haveria um piso para a taxa e o Tesouro Nacional não conseguiria recursos para a rolagem da dívida [os fundos são formados por títulos públicos], porque teria que elevar as taxas e haveria uma competição com a poupança", disse.

O mercado financeiro projeta a taxa básica de juros em 8% ao ano até o final do ano. Para analistas, uma redução para 8,5% pode ocorrer já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC), no final do mês.

Durante a apresentação no Senado, Mantega fez uma simulação usando a taxa básica de juros em 8%, mas frisou que não se tratava de uma estimativa para a Selic em maio. (Fonte: Agência Brasil)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1045144 Total de Visitas