Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

11/09/2011
Artigo: CONTEE com presença forte no Congresso

No mês de agosto, a demanda de interesse da CONTEE no Congresso Nacional foi intensa. Por meio da Secretaria Educacional, acompanhamos a tramitação do PL 1209/2011 na Câmara Federal, e dos PLS 220/2010 e 138/2011 no Senado.

O PL 1209/2011, que institui o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, foi votado na quarta-feira (24/08) nas comissões de Finanças e Tributação e de Educação e Cultura da Câmara, onde, em caráter terminativo, teve seu mérito apreciado. O referido PL já havia sido aprovado na semana que antecedeu a votação na CEC pelas comissões de Trabalho e Constituição e Justiça.

Conforme informado na última reunião da diretoria plena, realizada nos dias 12 e 13 de agosto, na cidade de São Paulo, após a aprovação nas comissões, o PRONATEC deverá ser ainda aprovado pelo plenário da casa, onde não poderá mais ser emendado.

A CONTEE, visando garantir a qualidade mínima do ensino oferecido, sugeriu aos relatores das quatro comissões acima citadas que incluíssem no PL emenda obrigando os estabelecimentos do Sistema S a contratarem exclusivamente professores para atuarem no âmbito do PRONATEC. Emenda esta que não foi acatada pelos relatores: Antonio Biffi – PT/MS, Jorginho Mello – PSDB/SC, Junior Coimbra – PMDB/TO e Alex Canziani – PTB/PR.

Para além da não inclusão da emenda por nós proposta, foi ainda incluído no relatório final aprovado artigo garantindo ao Sistema S a prerrogativa de criar e ofertar cursos de qualificação e capacitação sem a exigência de prévia autorização pelo Ministério da Educação, bastando apenas que o órgão interno do respectivo estabelecimento o aprove.

O absoluto descaso dos relatores com a proposta apresentada pela CONTEE e a inclusão do artigo descrito acima demonstram o acerto desta direção em posicionar-se de forma contrária ao PL, que, sem dúvida alguma, corrobora com a precarização das condições de trabalho imposta aos professores pelos estabelecimentos do Sistema S.

O PLS 220/2010 altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional), para facultar aos portadores de diploma de curso superior não titulados em nível de pós-graduação o acesso ao magistério na educação superior. Tal projeto havia sido aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação Esporte e Cultura do Senado no fim da última seção legislativa e aguardava apreciação no plenário da casa. Entretanto, devido à intensa mobilização feita pelas entidades de pesquisa (ANFOPE, ANPEd e CEDES) e pela CONTEE, o relator do projeto, Senador Álvaro Dias – PSDB/PR, solicitou o retorno da matéria à Comissão, bem como a nomeação de novo relator.

O abandono por parte do Senador Álvaro Dias da relatoria da matéria representa para o setor privado, grande interessado na aprovação da mesma, uma importante derrota. E, em perspectiva, representa para nós do movimento social uma vitória na medida em que demonstra que a mobilização em defesa da qualidade da Educação tem ecoado também no Senado, onde as forças mais conservadoras são extremamente consolidadas.

Por fim, o PLS 138/2011, de autoria do Senador Inácio Arruda – PCdoB/CE, altera a Lei nº 12.351, de 22 de dezembro de 2010, estabelecendo percentual de 50% para destinação de recursos do Fundo Social do Pré Sal para a educação. Por esta proposta ser bandeira de luta da CONTEE, estivemos ao lado do Senador e da UNE pressionando os demais senadores da Comissão de Infraestrutura a aprovar tal medida.

O PLS 138/2011 foi aprovado no dia 04 de agosto pela referida Comissão, seguindo agora para a Comissão de Educação, Esporte e Cultura e, posteriormente, para a Comissão de Assuntos Econômicos, onde terá o mérito apreciado. Continuaremos exercendo pressão nos senadores para que nossa bandeira seja aprovada.

Para encerrar, informamos que foi proposto pelo Deputado Chico Lopes – PCdoB/CE, a pedido da CONTEE, a realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão Especial da lei 8035/2010 (Plano Nacional de Educação) para debater: A REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO PRIVADO. O requerimento deve ser votado na próxima seção da comissão, a se realizar no dia 31/08. Se aprovado, deverá ser designada data para realização a posteriori.  Entretanto, mesmo sem data definida, adiantamos para os Senhores/as Diretores/as a importância da participação massiva dos membros desta entidade na data em questão. Haja vista a preponderância do debate para nossa categoria.

Sem mais a informar no presente, apresentamos nossas fraternas saudações sindicais!

* Adércia Hostin é Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE

Colaboração: Carolina Lobo
Revisão: Daniele Moraes







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1241660 Total de Visitas