Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

07/06/2011
Ministério Público arquiva investigação contra ministro Palocci

O chefe do Ministério Público Federal, Roberto Gurgel determinou, nesta segunda-feira (6), o arquivamento dos pedidos de investigação contra o ministro Antonio Palocci. A manifestação em prol de Palocci evita que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), instância onde caberia a eventual tramitação de um inquérito contra o chefe da Casa Civil.
Em seu parecer, Gurgel diz não haver indícios de que a multiplicação por 20 do patrimônio de Antonio Palocci tenha ocorrido de forma criminosa. O procurador-geral também afastou qualquer possibilidade de o ministro ter praticado tráfico de influência.
"Os fatos tais como descritos (...) não constituem infração penal. A lei penal não tipifica como crime a incompatibilidade entre o patrimônio e a renda declarada. Não é possível concluir pela presença de indício idôneo de que a renda (...) adveio da prática de delitos nem que tenha usado do mandato como deputado federal para beneficiar eventuais clientes de sua empresa perante a administração pública", observou o chefe do Ministério Público.
"A mera afirmação, articulada de forma genérica e desacompanhada de qualquer elemento indiciário, de que o representado (Palocci) adquiriu bens em valor superior à renda que auferiu como parlamentar não enseja, evidentemente, a instauração de inquérito", completou ele, enfatizando que não existiria razão para pedir ao STF autorização para a quebra de sigilo de Antonio Palocci, da consultoria Projeto ou de qualquer um dos clientes atendidos pelo ministro.
"A instauração de inquérito representa inegável afronta aos princípios que norteiam a atividade persecutória do Estado, por absoluta ausência de justa causa", resumiu.
Palocci: Razão, equilíbrio, justiça
Após a confirmação de que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, determinou nesta segunda-feira o arquivamento dos pedidos de investigação contra ele, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, fez um apelo para o retorno da "razão, equilíbrio e justiça" ao embate político, hoje envolto em denúncias de que teria multiplicado seu patrimônio ilegalmente.
"Prestei todos os esclarecimentos de forma pública. Entreguei à Procuradoria Geral da República, órgão legalmente competente para avaliar a apuração dos fatos, todos os documentos relativos à empresa Projeto. Espero que esta decisão recoloque o embate político nos termos da razão, do equilíbrio e da Justiça", disse o ministro em nota à imprensa.
Lula: "Questão é do governo"
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva negou na noite desta segunda-feira, em São Paulo, que tenha se reunido com sua sucessora Dilma Roussef para conversar sobre a crise envolvendo o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.
Questionado sobre o encontro, Lula disse apenas que o tema é "uma questão pessoal do governo". "É uma questão pessoal, já vivi isso e sei", disse Lula.

A declaração do ex-presidente aconteceu depois do discurso que proferiu ao ser premiado no Ethanol Summit 2011, evento do setor alcooleiro. (Fonte: Portal Vermelho, com agências)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1246653 Total de Visitas