Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

14/02/2009
Lula afirma que empresários exageraram nas demissões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na sexta-feira (13), em Recife, que as demissões promovidas em diversos setores depois do início da crise econômica foram precipitadas. "Eu acho que [os empresários] exageraram nas demissões. Quase todas as empresas brasileiras estão muito capitalizadas, todos ganharam muito dinheiro em 2008", disse o presidente.

Em seguida, Lula afirmou que tomou a iniciativa de telefonar para o presidente da Vale, Roger Agnelli, para dizer que considerava um "absurdo" as demissões na empresa.

"A Vale tem muito dinheiro em caixa, ganhou muito dinheiro. Ora, é exatamente nesses momentos de dificuldade que os empresários também precisam cumprir a sua parte. Não é só o Governo ou os trabalhadores, acho que é todo mundo".
Lula disse também que não achou "justo" as empresas demitirem seus empregados. "Não é um problema do trabalhador individualmente, ou do empresário individualmente, ou do Governo individualmente.

É uma crise que nós não temos controle sobre ela, é uma crise de quebra do sistema financeiro mundial. Nós temos um sistema financeiro mais ordenado, nós não tivemos "subprime", nós estamos normalizando o crédito no Brasil, então eu não achei justo mandar trabalhadores embora".

De acordo com o presidente, seria muito melhor os empresários terem negociado com os trabalhadores. "Acho que era muito melhor ter proposto uma mesa de negociação. Ela agora pode acontecer, eu sei do interesse do movimento sindical, mas eu acho que as pessoas precisam aprender que, em um momento de grande produção, a gente ganha muito dinheiro, e, em um momento de crise, a gente ajuda aqueles que precisam ser ajudados", disse Lula.

Segundo ele, houve um "exagero muito forte" de alguns setores nas demissões em novembro e dezembro. "Acho que brecaram rápido demais". Fonte: (Agência Folha)






Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 898567 Total de Visitas