Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

15/11/2010
Economistas nunca estiveram tão satisfeitos com nível de emprego e renda

A avaliação dos economistas quanto ao nível de emprego e a renda dos brasileiros está no patamar mais elevado já registrado na série histórica do Índice do Sentimento dos Especialistas em Economia (ISE), aferido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) em parceria com a Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) desde junho de 2008.

O otimismo quanto ao nível de emprego cresceu 8,52% na comparação entre outubro e setembro, atingindo 155,4 pontos em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100. Antes, a melhor avaliação deste item havia sido registrada em fevereiro de 2010 e correspondia a 149,9 pontos. Já a satisfação quanto ao valor dos Salários Reais teve alta de 14,5% no mesmo período, marcando 140,6 pontos. O recorde anterior era de 126,5 pontos, registrado em julho deste ano.

De acordo com o assessor econômico da Fecomercio, Guilherme Dietze, o otimismo é reflexo das constantes elevações no nível de emprego e do incremento no salário real médio, que também encontra-se no maior patamar para o mês de outubro desde 2002. "Outro fator que influenciou na boa avaliação dos economistas foi o acesso ao crédito que registrou a menor taxa de juros para Pessoa Física desde 1994, 39,4% ao ano", comenta Dietze.

O bom desempenho destes indicadores foi determinante para a avaliação positiva quanto ao Nível de Atividade Interna - PIB, que obteve 167,5. Apesar do bom resultado no mercado nacional, o ISE permaneceu praticamente estável em relação a setembro, registrando uma ligeira melhora de 0,5% e fechando o mês em 108,3 pontos.

Dietze destaca que os principais motivos para a evolução do ISE não ter sido mais expressiva foram a percepção dos economistas quanto aos juros praticados no Brasil e à relação cambial entre o Real e o Dólar. A avaliação da Taxa de Juros caiu 21% em relação ao mês anterior; já a queda na avaliação da Taxa Câmbio foi ainda maior, 41%.

"A Selic continua sendo a maior taxa de juros reais do mundo, o que está atraindo dólares e sobrevalorizando a moeda nacional", justifica o economista. Com este resultado, a Taxa de Juros e a Taxa Câmbio atingiram, respectivamente, 56,7 e 58,5 pontos, demonstrando forte insatisfação e a crença dos especialistas de que ambas estão inadequadas diante da atual conjuntura econômica.

Os Gastos Públicos continuam sendo o item que mais preocupa os economistas e, em outubro, mais uma vez, restringiu a elevação do ISE ao registrar 41,5 pontos. Apesar de os especialistas em economia já estarem bastante insatisfeitos com o nível de gastos públicos, a tendência é que a avaliação deste item continue no patamar de pessimismo já que os especialistas acreditam que o governo continuará aumentando seus gastos, principalmente com o custeio da máquina pública.

No entanto, a perspectiva para o ISE, de modo geral, é de que as avaliações positivas alavanquem o indicador até o fim do ano, possivelmente ultrapassando a máxima histórica de 111,8 pontos. "O crescimento sistemático da renda, do nível de emprego e das facilidades de acesso ao crédito devem continuar sendo os principais propulsores do indicador", conclui Dietze.

Sobre a Fecomercio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços.

Representa empresas e congrega 152 sindicatos patronais, que abrangem cerca de 700 mil companhias e respondem por 11% do PIB paulista - aproximadamente 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de cinco milhões de empregos. (Fonte: Maxpressnet, no Gestão Sindical)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 963094 Total de Visitas