Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

16/08/2010
Brasil: crescimento do emprego não impede rotatividade da mão de obra

O Brasil cresce, amplia o número de empregos, mas não consegue resolver em velho problema: a rotatividade da mão de obra. Para se ter ideia da troca de emprego, basta dizer que, no período de um ano, 62,82% dos trabalhadores na informalidade trocaram de trabalho.

No setor formal, a rotatividade está em 17,47%. Este índice já foi maior, entre 2002 e 2003 ele era de 22,09%.

A rotatividade não fica restrita ao setor privado, ela também é grande no serviço público (federal, estaduais, municipais e militares): 20,77% ao ano.

Esses dados constam de um estudo inédito do Centro de Estudos Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), repercutido neste domingo (15) pelo jornal O Globo (matéria de capa do caderno Economia - página 33).

O estudo aponta, ainda, que a rotatividade é maior entre os menos qualificados. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, o empregador não tem interesse em investir no trabalhador com baixa qualificação.

Já o trabalhador mais qualificado tende a se manter por tempo maior no emprego. Neste caso, a rotatividade cai de 17,47% para 12,56%, quando o funcionário tem mais de 12 anos de estudos.

Convenção 158
A alta rotatividade, que é um problema estrutural nas relações capital-trabalho no Brasil, coloca em destaque, mais uma vez, a necessidade da ratificação da Convenção 158, da OIT, que obriga a empresa a justificar cada ruptura de contrato de trabalho.

Mensagem presidencial que trata deste assunto está em discussão na Comissão de Trabalho da Câmara sob a relatoria do deputado Sabino Castelo Branco (PTB/AM), que ofereceu parecer favorável à matéria.

Agenda sindical no Congresso
A ratificação, pelo Brasil, da Convenção 158, da OIT, faz parte da agenda do movimento sindical no Congresso Nacional, que hoje é composto por outras cinco proposições em debate no Legislativo federal.

A agenda foi apelidade de "pauta trabalhista" e deverá ser novamente colocada em evidência na próxima legislatura do Congresso. (Com Agência Sindical)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 963072 Total de Visitas