Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

14/07/2010
Congresso promulga medida que agiliza divórcio e também da juventude

Com a promulgação, agora a Constituição de 1988 ganha mais duas emendas constitucionais, que chega a 66 alterações desde que foi promulgada, em 5 de outubro de 1988. Até o final do mandato de Lula, a Carta Magna ainda poderá ser alterada com a aprovação da proposta do piso salarial dos policias militares e civis e ainda dos bombeiros 

O Congresso promulgou, nesta terça-feira (13), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do divórcio direto - Emenda Constitucional 66, de 13 de julho de 2010. A proposta acaba com os prazos atualmente necessários entre o fim da convivência do casal e o divórcio. A PEC segue para publicação no Diário Oficial da União e começa a valer após ser publicada.

O pedido de divórcio passa a ser imediato, feito assim que o casal decidir pelo término do casamento.

No modelo atual, o divórcio só pode ser solicitado após um ano da separação formal (judicial ou no cartório) ou após dois anos da separação de fato - quando o casal deixa de viver junto.

A PEC também tira da Constituição Federal a figura da separação formal, atual mecanismo intermediário no fim do casamento.

Autor da PEC, o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) disse que a promulgação da proposta garante uma "economia financeira e de sentimentos" ao casal que termina o casamento.

"Isso evita que o casal gaste duas vezes, com a separação judicial e depois com o divórcio, e ainda poupa constrangimentos para quem não quer mais manter a união", disse.

Jurista, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), elogiou a medida por considerar que a PEC desburocratiza o processo do divórcio.

"Não representa nenhuma diferença em relação ao passado, a não ser a desburocratização. O Congresso Nacional está atentíssimo às questões nacionais, por isso produz atos dessa natureza", disse.

Juventude
O Congresso também promulgou a PEC da Juventude, aprovada na semana passada, que regulamenta na Constituição a proteção dos direitos dos jovens - Emenda Constitucional 65, de 13 de julho de 2010.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), disse que a promulgação ocorre no dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos.

"O Congresso contempla, assim, uma parcela da população brasileira com direitos consagrados desde a Constituição de 88. A proposta estende aos jovens a prioridade absoluta garantida à criança e ao adolescente na preservação dos seus direitos", disse Sarney.






Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1292739 Total de Visitas