Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

17/12/2009
Denúncias de assédio moral no Brasil crescem 70% em cinco anos

Por Osmar Pereira, no site da Universidade Metodista de São Paulo

Raiva, medo, humilhação. São estes os sentimentos de uma pessoa que sofre assédio moral, situação que ocorre quando um superior expõe o subordinado a situações humilhantes e constrangedoras na jornada de trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho, o número de denúncias cresceu 70% nos últimos cinco anos.

O problema é quando esta conduta afeta a saúde do trabalhador, chegando ao ponto de causar uma depressão. Segundo a psicóloga Suzana Contieri, há vários sintomas que um funcionário assediado normalmente sente.

"A pessoa pode apresentar variados sintomas desde dor de estômago, enxaqueca, náusea, dores musculares, palpitações até o medo de encontrar com o agressor", afirmou.

O descaso de algumas empresas com a saúde de seu funcionário também é um problema. Celina Gomes é intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e trabalhou em uma faculdade na zona sul de São Paulo.

Ela precisou ficar afastada do trabalho por ter tido a visão prejudicada.

Como já sofria de miopia, perdeu cerca de 90% da visão por trabalhar em um local mal iluminado.

"Quando fui pedir a licença para a minha coordenadora, ela me ameaçou de demissão. Tanto que me mandaram embora por justa causa", disse. Gomes está a dois anos na justiça para reaver a situação.

Mais de mil trabalhadores entraram no Ministério Público de São Paulo contra assédio moral sofrido nas empresas em que trabalhavam nos últimos meses.

A explicação foi a crise financeira mundial, que ocasionou redução de empregos. O trabalhador, temendo ser demitido, se submete às humilhações provocadas por gestores.

No site www.assediomoral.org há dicas de como denunciar o agressor, além de notícias sobre o assunto.

O crime de assédio moral precisa ganhar status legal e principalmente político. É inaceitável que assediadores continuem impunes, livres para praticar crimes novamente - às vezes ocupando postos de onde se proclamam democratas e combativos. (Fonte: Blog O outro lado da notícia)






Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 898521 Total de Visitas