Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

17/12/2009
Especialistas pedem mudanças na lei que prevê nova licença-maternidade

A sanção da Lei 11.770/08, que prevê a licença-maternidade estendida de seis meses às Mulheres é insuficiente, segundo especialistas.

A avaliação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) é a de que o texto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008 é restritivo, pois é válido apenas às empresas que quiserem obter o benefício fiscal concedido por meio do programa federal Empresa Cidadã.

"Tem que estender para todo mundo, sem a necessidade de mecanismos. A regra impositiva, ao contrário da que foi aprovada, também dá mais segurança jurídica", critica a secretária nacional da Mulher trabalhadora da CUT, Rosane Silva.

Na opinião da sindicalista, o teor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 30/07, da deputada Angela Portela (PT/RR), que tramita na Câmara dos Deputados, é muito mais relevante do que o texto atual. "A PEC amplia o alcance da lei conhecida como Empresa Cidadã", diz. Rosane também observa que a Lei 11.770 ainda não foi regulamentada internamente pelo governo federal.

"Para debater esse assunto, vamos solicitar uma audiência com os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda) e Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres)", informou, ao lembrar que somente os petroquímicos da Bahia e os metalúrgicos do ABC paulista conquistaram a licença-maternidade de seis meses em acordos coletivos de 2008.

Citando as legislações da Suécia, que prevê até 13 meses de licença-parental, e da Noruega, com 18 meses do mesmo tipo de benefício, a assessora técnica de Trabalho e Previdência e Poder e Política do Centro feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Patrícia Rangel, destaca que as leis brasileiras não contemplam direitos importantes às mulheres.

"Não preveem, por exemplo, aumento da estabilidade de emprego, compartilhamento de responsabilidade de criação dos filhos com os pais e garantia de equipamentos sociais (creches)". (Fonte: Correio Braziliense)






Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1246567 Total de Visitas