Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

31/10/2009
Presidente Lula ataca “pedantes”, “arrogantes” e “formadores de opinião”

Em evento que foi aclamado por catadores de lixo, Lula condenou o tratamento "humilhante" que parte da sociedade dispensa a este segmento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na última sexta-feira (30), para uma platéia formada por 1.500 catadores de lixo de vários países, que os brasileiros pedantes, arrogantes e os chamados formadores de opinião não estão mais no comando do País, porque o povo tem pensamento próprio e não quer mais intermediários.

Aclamado pelos catadores, Lula condenou o tratamento "humilhante" que parte da sociedade lhes dispensa.

"Essa gente não tinha vergonha de passar de carro e jogar um lixo qualquer, achando que vocês eram de segunda categoria e que vocês tinham obrigação de catar o lixo deles. Vocês estão ensinando a essa gente pedante, a essa gente arrogante, que o ser humano não pode ser discriminado pela sua profissão ou pelo trabalho que faz", disse em discurso na Feira de Catadores de Material de Reciclável (Expocatadores).

Lula anunciou que pedirá aos prefeitos de todo País que protejam os catadores de pessoas ambiciosas. Segundo ele, o Congresso vai aprovar a Lei dos Resíduos, que tornará mais necessária essa proteção.

"Há pessoas que, até agora, trabalharam na reciclagem, e não é justo que o empresário queira ganhar dinheiro agora. Prefiro muitos ganhando pouco, do que poucos ganhando muito".

O presidente anunciou também que o BNDES emprestará R$ 225 milhões às cooperativas de catadores de material reciclável. Na quinta-feira (29), o próprio Lula liberou R$ 6 milhões para a construção de dez galpões de triagem de lixo na capital de São Paulo.

Atualmente a cidade mantém 16 centrais, em parceria com cooperativas credenciadas.

Segundo dados da Prefeitura, os galpões são utilizados por mais de mil famílias de catadores, para atividades de reciclagem e manuseio do lixo.

A cidade mantém convênios com cooperativas que atuam em 74 distritos e recolhem 140 toneladas de lixo por dia. (Fonte: Brasília Confidencial)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 901209 Total de Visitas