Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

29/10/2009
Aqui, “ralé” é a grande esquecida, afirma sociólogo Jessé Souza da UFJF

"A ralé é a grande questão esquecida". A afirmação foi feita pelo sociólogo Jessé Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

"O Brasil não tem 500 problemas, mas um grande problema, que é essa desigualdade abissal do qual decorre mais de mil problemas", salientou Souza, que lançou, durante o 33º Encontro Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu (MG), o livro A ralé brasileira (Editora UFMG), com dele e de outros autores.

De acordo com levantamento feito para o livro, um terço dos brasileiros vive sob condições precárias e excluídos sócio-culturalmente.

Para Souza, o problema da ralé é a questão mais importante no Brasil moderno e está associada a outros problemas como a segurança pública, o trabalho informal, o racismo e o preconceito regional.

"Apesar da importância social que tem, a desigualdade não é nem percebida enquanto tal. Nós a naturalizamos", destaca o sociólogo.

Ele, no entanto, diz acreditar que esse pensamento não é racional, mas tem uma função mais eficiente justamente por ser pré-reflexivo: "As idéias estão dentro da cabeça para justificar nosso comportamento. Queremos que matem a ralé, mas ninguém vai dizer:

"Eu odeio pobre, eles têm mais é que morrer". O comportamento efetivo, a ação do brasileiro, porém, vai ser de bater palma", disse citando o episódio em que um PM foi aplaudido após matar um ladrão que mantinha uma mulher refém, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. (Fonte: Monitor Mercantil)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 898596 Total de Visitas