Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Opiniões
PDF
Imprimir
E-mail

18/09/2014 - João Guilherme Vargas Netto
Cinco temas fortes

Diferentemente do naufrago solitário que lança ao mar a garrafa com sua mensagem e fica esperando que alguém a recolha e o atenda, o movimento sindical articulado precisa insistir e fazer chegar às diversas candidaturas sua voz forte e unitária exigindo compromissos firmes e encaminhamentos concretos em torno de, pelo menos, cinco temas de sua pauta.
 
O primeiro deles é manutenção da atual politica de valorização do salário mínimo, que todos apoiam, mas não garantem sua execução integral.
 
O segundo é a correção da tabela do imposto de renda e o aumento das isenções para os trabalhadores. A presidente Dilma, que é também candidata, deveria, desde já, garantir a correção dos 4,5% cuja medida provisória caducou.
 
O terceiro é o engajamento na luta pelo controle das terceirizações, elas são a porta de saída dos direitos trabalhistas e da formalização, cujos efeitos civilizatórios são confirmados pelo engenheiro e economista Luiz Carlos Mendonça de Barros (artigo no Valor Econômico desta segunda-feira).
 
O quarto é o compromisso com a substituição do fator previdenciário por uma fórmula que não penalize os trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho mais cedo. O SINDNAPI já apresentou sua proposta que pode servir de base às negociações e votações futuras.
 
E, finalmente, o quinto é o encaminhamento político da redução constitucional da jornada de trabalho, redução que já vem acontecendo na vida real (horas efetivamente trabalhadas) e sendo negociada em vários acordos e convenções, podendo ser, eventualmente, gradual, como já foi proposto pelo vice-presidente Michel Temer.
 
João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical






Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 957111 Total de Visitas