Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

14/04/2009
Para Lula, pânico foi responsável por 50% da crise financeira mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Telêmaco Borba, a 250 quilômetros de Curitiba, que chega a pensar que o "pânico" que teria tomado conta das pessoas no ano passado é responsável por "50% da crise", sobretudo em razão de ter parado o consumo população.

Segundo ele, a confiança em que as pessoas continuariam a consumir fez com que ele dissesse, no momento em que surgiu a crise, que ela não seria no Brasil o mesmo que nos Estados Unidos, na Europa e o que está sendo no Japão.
 

Lula tem razão, no caso brasileiro, em que a mídia exagerou em expor a crise; em não apontar perspectiva, pois partidarizada como está, viu na crise uma possibilidade de desestabilizar o Governo. Desse modo, claramente privilegiou e tem privilegiado as manchetes negativas.

"O Brasil tinha reservas e um mercado interno ávido por consumir o que produzimos", acentuou.

Ele afirmou ter conversado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na viagem a Washington, sobre essa questão. "Eu disse a ele que, se não houver um movimento mundial para convencer o consumidor a acreditar no seu próprio poder de consumo e compra, a economia do mundo para", relatou Lula.

O presidente da República acentuou, ainda, que não vê explicação para a "brecada" da economia em dezembro do ano passado. "Tivemos problemas sérios em dezembro, que não tinham razão de ser, como não tem explicação o petróleo chegar a US$ 150 o barril, e nem a soja explodir o preço em maio do ano passado", disse.

"É um fenômeno ainda à procura de explicação e, de modo simplista, diriam que as empresas estavam muito estocadas e pararam para desovar os estoques". Ele disse que o Brasil tomou as medidas que ele entendia que precisavam ser tomadas.

Mas, segundo Lula, ninguém podia imaginar que o banco norte-americano Lehmann Brothers iria quebrar e que o Citibank ficaria na pobreza que ficou. (Com Agência Estado)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 898548 Total de Visitas