Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

07/11/2012
Câmara rejeita destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação

Na noite desta terça-feira, dia 07/11, a Câmara dos Deputados aprovou, por 286 votos a 124, o Projeto de Lei 2565/11, do Senado, que redistribui os royalties do petróleo entre estados e municípios produtores e não produtores. O projeto aprovado, de autoria do Deputado Vital do Rêgo (PMDB-PB), diferentemente da proposta derrotada em Plenário, do Deputado Carlos Zarattini (PT-SP), não traz vinculação de áreas em que os recursos devem ser gastos. Zarattini defendia que a totalidade da receita com royalties do governo federal, Estados e municípios teria de ser aplicada em educação.

Foram rejeitados também todos os destaques que pretendiam modificar o texto. Com isso, foi dispensada a votação da redação final e o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), anunciou que a matéria seguiria agora para sanção presidencial.

A CONTEE lamentou a decisão do parlamento. De acordo com a entidade, “foi com grande expectativa que a CONTEE, representando os trabalhadores em educação dos estabelecimentos de ensino, acompanhou a votação na Câmara do PL dos royalties. Nossa manifestação somava-se a luta de várias outras entidades de educação, do movimento social e ao governo na defesa de 100% dos royalties do petróleo para a educação”.

Para a CNTE, “o descompromisso do Congresso Nacional com a universalização e a qualidade da educação pública revela os bastidores de uma luta de classes intensa, em que as elites nacionais continuam a ditar as regras no parlamento”.
Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, acredita que “o País sai derrotado dessa luta”. “O repasse das receitas dos royalties era uma das alternativas mais promissoras para a destinação de 10% do PIB para educação”, referindo-se à meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na Câmara em junho deste ano.

Da redação, com informações das entidades e agências.







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1043318 Total de Visitas