Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

14/09/2012
VITÓRIA: pressão social derruba recurso e PNE segue direto para o Senado

O ano 2012 tem sido de grandes conquistas para a sociedade brasileira e as entidades nacionais de educação. A sanção da Lei das Cotas, a aprovação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, dentro do Projeto de Lei 8035/2010 que cria o novo Plano Nacional de Educação, e agora a derrubada do recurso 162/2012, que adiava a tramitação do referido PL – levando a discussão ao Plenário.

A derrubada do recurso se deu após intensa mobilização social, que assinou Petição Pública contra a medida e participou de twitaço e e-mailaço solicitando aos Deputados, que haviam assinado o recurso, a retirarem suas assinaturas, em requerimento coletivo. Na noite desta terça-feira, 04/09, o movimento reuniu 49 adesões e com isso derrubou o recurso.

Para a Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE, Adércia Hostin, prevalece “a sensação alívio pelo dever cumprido”. De acordo com a dirigente, é preciso destacar que todo o processo de luta em torno do novo PNE teve grande consistência e embasamento de dados técnicos que sustentam a Meta 20, que estipula a aplicação de 10% do PIB para a educação em até 10 anos.

Não há mais prazo para um novo recurso e agora o Projeto de Lei segue para apreciação no Senado Federal. O tema só voltará à Câmara se for modificado no Senado. Segundo Adercia, “é preciso continuarmos organizados e mantermos a pressão social para a batalha, que continua agora no Senado, com a mesma responsabilidade. Vamos travar uma luta coerente para avançarmos e transformarmos a educação em nosso País”.

O Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, prevê que a luta no Senado Federal será difícil, pelo caráter conservador da Casa. Segundo ele, “o principal foco deve ser o debate sobre as fontes de recurso para o Plano”. Cara ressalta que a questão das fontes de financiamento da educação foi tratada em diversas audiências, quando da tramitação do Projeto na Comissão Especial, apontando opções viáveis para a manutenção da meta de 10% do PIB para o setor. “Temos recursos para aplicarmos até 15% do PIB na educação”, afirma.

O prazo de tramitação do Projeto no Senado Federal deverá ser divulgado nos próximos dias.







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1044898 Total de Visitas