Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

14/09/2012
Planalto anuncia troca de Ana de Hollanda por Marta Suplicy na Cultura

O Palácio do Planalto anunciou na tarde desta terça-feira (11) que a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, deixou o cargo e será substituída pela senadora Marta Suplicy (PT-SP). A informação foi dada pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas.

A demissão de Ana de Hollanda foi consumada após uma audiência da ministra com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. A posse de Marta Suplicy está marcada para esta quinta-feira (13), às 11h.

A gestão da ex-ministra Ana de Hollanda teve uma série de problemas e se agravou depois que ela pediu para aumentar o orçamento da pasta. Isso teria causado desconforto no governo e agastou a presidente Dilma.

De acordo com a ministra Helena Chagas, Dilma conversou com Marta por telefone nesta terça-feira, na hora do almoço, para “sacramentar” o convite.

A senadora Marta Suplicy reuniu-se pelo menos duas vezes com Dilma Rousseff no final do mês passado.

No dia 22 de agosto, ela esteve às 17h no Palácio do Planalto, segundo agenda oficial da presidente. Já em 30 de agosto, Marta passou a tarde com Dilma no Palácio da Alvorada, encontro que não constou da agenda presidencial.

Perfil
Senadora, 1° mandato, paulista, psicóloga. Mestre em psicologia. Ela integra a bancada feminina no Congresso. Parlamentar experiente foi deputada federal, prefeita de São Paulo e ministra do Turismo no governo Lula. Muito popular em todo o País, iniciou a carreira política atuando em defesa da diversidade sexual e em questões de interesse da mulher. Na década de 80, apresentou um quadro sobre comportamento sexual no programa TV Mulher, primeiramente na Rede Globo e depois na TV Manchete. Escritora tem nove livros editados, foi colunista do jornal O Dia e das revistas Cláudia e Vogue.

É articulista na Folha de S.Paulo. Com grande capacidade de formulação, é autora de vários projetos, sendo o mais polêmico deles o que estabelece a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Atividade parlamentar
É também de sua autoria projeto de lei que fixa critérios para distribuição do lucro do FGTS para os trabalhadores e a PEC que institui a licença-natalidade, possibilitando que o benefício possa ser usufruído por qualquer dos pais e não só pela mãe, como na licença-maternidade. 1ª vice-presidente da Mesa Diretora do Senado Federal, foi responsável pela reestruturação do plano de saúde do Senado Federal. É relatora da Subcomissão Temporária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Membro da Comissão de Assuntos Sociais, é relatora dos projetos que dispõem sobre a vacinação de mulheres contra o câncer do colo de útero (PLS 238/2011) e da regulamentação da profissão de cuidador de pessoas idosas (PLS 284/2011). Destaca-se como formuladora.

Naturalmente, ao assumir oficialmente o cargo de ministra deixará todas estas tarefas e compromissos parlamentares.

Suplente
O primeiro suplente de Marta Suplicy é o vereador da capital paulista Antônio Carlos Rodrigues, do PR. (Com G1)

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência a respeito da troca das ministras.

Nota à imprensa

A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou a senadora Marta Suplicy para ocupar o Ministério da Cultura. Ela substituirá a artista e compositora Ana de Hollanda, a quem a presidenta agradeceu hoje o empenho e os relevantes serviços prestados ao país à frente da pasta desde janeiro de 2011.

Dilma Rousseff manifestou confiança de que Marta Suplicy, que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da Cultura nos últimos anos.

A posse vai ser realizada nesta quinta-feira (13), às 11h.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1042637 Total de Visitas