Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

24/08/2012
Recurso ao PNE: o Brasil que não prioriza a educação

Más notícias para os defensores da educação de qualidade no Brasil. Atropelando uma decisão unânime da Comissão Especial, que acompanhou a tramitação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados, a luta das principais lideranças educacionais do País e a vontade da sociedade brasileira, na noite desta quinta-feira, dia 09/08, o Governo Federal apresentou recurso pela apreciação do PL 8035/2010 no Plenário.

Um desrespeito ao trabalho dos parlamentares da Comissão, bem como a todos os cidadãos envolvidos no processo de construção do novo PNE, que há um ano e meio vêm atuando, debatendo e formulando propostas e diretrizes para a transformação da educação brasileira.

O Governo Federal alega que o recurso tem o objetivo de ampliar o debate sobre o financiamento da educação. De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República o tema “envolve muitos recursos” para ser discutido apenas por uma Comissão Especial com 16 deputados.

É bom lembrar, entretanto, que foi o próprio Governo que articulou a criação da referida Comissão – opção que, no início da tramitação do Projeto, não agradou os movimentos sociais e educacionais.

O recurso leva agora o Projeto à apreciação do Plenário da Câmara, reiniciando todo o processo de tramitação. A principal polêmica gira em torno da aprovação do investimento de 10% do Produto Interno Bruto para a educação – bandeira histórica das entidades nacionais de educação e também dos partidos progressistas. Os 10% foram também compromisso de Campanha da, então, candidata à presidência Dilma Rousseff.

A CONTEE lamenta que a estratégia adotada pelo Governo coloque por terra bandeiras tão importantes e, principalmente, faça eco aos discursos reacionários e conservadores – propagados na mídia hegemônica, que querem nos fazer acreditar que o País não necessita de mais verbas para a educação. Afinal, a velha ideia de que apenas melhorar a gestão dos recursos é suficiente já foi provada equivocada por estudos, dados e pesquisas, realizadas até mesmo pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

O recurso apresentado pelo Governo praticamente inviabiliza a aprovação do PNE ainda em 2012, adiando por mais um longo período (sem prazo determinado) uma decisão estratégica e de fundamental importância para os rumos do desenvolvimento nacional.

Veja AQUI a lista dos Deputados que assinaram o recurso
e protelaram o planejamento da educação brasileira.

Enquanto o Brasil e, naturalmente, o Governo brasileiro, não priorizar de fato a educação, não será possível revertermos a dívida histórica do País com uma grande parcela de sua população, a quem é e sempre foi negado o direito essencial à educação pública de qualidade.

Assim, a luta incansável das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros, bem como da CONTEE e de toda a sociedade, continua. Nesse propósito renovamos nossas forças e seguimos, enfrentando todos os obstáculos que se colocarem pelo caminho para que possamos, efetivamente, transformar o Brasil em uma Nação justa e igualitária.

Fonte: Contee







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 951177 Total de Visitas