Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

13/06/2012
Conjuntura econômica: crescem apostas em Selic abaixo dos 8% este ano

Cresce no mercado de juros a quantidade de instituições financeiras e consultorias que esperam queda mais acentuada do custo do dinheiro este ano. Bradesco e Standard Chartered estão entre os bancos que reduziram a projeção da Selic - a taxa básica de juros do país. Esses agentes avaliam que o contágio da crise internacional sobre a economia brasileira está sendo mais severo que o estimado.

E por isso, acreditam, o Banco Central vai reduzir o juro abaixo dos 8,5% atuais, com dois cortes de 0,5 ponto percentual cada.

Essa expectativa repercute na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), onde são fechados os contratos que estimam os juros de mercado nos próximos meses. O contrato com vencimento em janeiro de 2013, por exemplo, recuou, de 7,80% para 7,74%. Já o de janeiro de 2017 foi no sentido oposto, subindo de 9,70% para 9,80%, aumentando a diferença entre os juros de curto prazo e as taxas mais longas.

Operadores dizem que o crescimento dessa diferença entre os contratos mais curtos e os mais longos reflete o maior nível de incerteza. O degrau entre o DI janeiro/2014 e o janeiro/2017 subiu de 1,56 ponto percentual na sexta-feira (8) para 1,76 ponto segunda-feira (11).

A explicação para esse movimento - chamado de inclinação da curva de juros, em que as taxas de longo prazo se distanciam mais daquelas de curto prazo - tem a ver com as dúvidas dos investidores sobre o comportamento da economia brasileira e da política do BC nos próximos meses. Segundo operadores, aplicadores estrangeiros estão se desfazendo de títulos públicos federais de longo prazo por causa dessas dúvidas.

O Bradesco cortou a projeção para Selic este ano de 8% para 7,5%. Em boletim assinado pela equipe do diretor de pesquisas e estudos econômicos, Octavio de Barros, o banco aponta que "mesmo destacando o papel da parcimônia na flexibilização da implementação da política monetária, devemos condicionar os próximos passos do BC à recuperação da atividade doméstica, se materializando de forma \'bastante gradual\' e à postergação de uma solução definitiva para a crise financeira europeia".
O Standard Chartered, que também reduziu as projeção para a Selic a 7,5%, aponta em texto assinado por Bret Rosen e Italo Lombardi que a recuperação econômica local está se dando em ritmo mais lento do que o projetado anteriormente.

A MCM Consultores Associados também reduziu para 7,5% a Selic ao fim deste ano, citando como motivo a piora do cenário externo que já vem afetando a confiança do empresariado nacional e a consequente retomada dos investimentos no Brasil.

Há entre os agentes de mercado a avaliação de que qualquer piora no ambiente externo terá impacto mais rápido e relevante sobre o ritmo da economia no Brasil e, por consequência, sobre a política monetária.
Mesmo instituições que não revisaram as projeções da Selic admitem essa possibilidade. O Bank of America Merrill Lynch diz em relatório assinado ontem pelo economista David Beker que a possibilidade de um corte adicional da Selic além da projeção atual da instituição - de 7,75% para a Selic no fim de agosto - "claramente aumentou".

E a LCA, citando o boletim Focus dessa segunda-feira, destacou que a média das projeções para a Selic segue abaixo da mediana, indicando que a taxa básica de juros recuará para 7,81%. E segue lembrando que a projeção mediana de curto prazo sugere que o juro básico recuará para 7,50% até o fim de 2012, ao passo que a mediana de médio prazo indica que a Selic cairá para 7,75%. (Fonte: Valor Econômico)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1044897 Total de Visitas