Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

22/05/2012
PIB brasileiro crescerá acima da média mundial, diz Pimentel

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje (22) que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá acima da média mundial em 2012, mas certamente será menor do que a previsão atual do governo, de 4,5%. Ele, no entanto, reiterou que, apesar de preparado para enfrentar a crise internacional, o país não está imune a ela e, por isso, sofrerá impactos nas áreas econômica e industrial.

“Nós soubemos enfrentar a crise com ousadia. Por isso, o Brasil, em 2012, vai conseguir fazer o PIB crescer acima da média internacional, que deve estar entre 2,5% e 3%. Mas nossa previsão de 4,5% provavelmente será reduzida. Vamos conversar com o ministro Mantega [Guido Mantega, da Fazenda] sobre isso”, disse Pimentel durante o seminário Desafios da Indústria Brasileira Frente à Competitividade Internacional, no Senado.

Segundo Pimentel, os investimentos em infraestrutura e as ações de apoio à industria garantirão esse crescimento acima da média mundial. Para isso, acrescentou, a taxa de investimento sobre o PIB tem de ultrapassar a média de 19% a 20% e chegar a 24% ou 25%.

“O Brasil está preparado para enfrentar a crise. Mas isso não quer dizer que estamos imunes. Há impactos sobre nosso tecido econômico e sobre a indústria, conforme mostram os índices industriais. Precisamos ter atenção com volume e qualidade de investimentos porque a palavra chave no mundo inteiro é inovação”, acrescentou.
Ao chegar ao Senado, Pimentel reiterou que a cotação do dólar, acima dos R$ 2, é favorável aos exportadores. “Mas para quem importa é preocupante”, ponderou.

“Com o dólar no novo patamar, muda um pouco a programação das indústrias, e começa a ser atraente, de novo, exportar carros”, exemplificou. “A crise internacional fez o mercado externo se retrair muito, mas se a indústria [automobilística] acha que tem competitividade, nós vamos apoiá-la”, completou.
Fonte: Agência Brasil







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1044057 Total de Visitas