Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

19/04/2012
Copom do Banco Central reduz taxa de juros Selic para 9% ao ano

Na avaliação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os índices do IPCA apontam para um cenário melhor para os preços em 2012, e provavelmente, no próximo ano. Há ainda expectativa de recuperação \'mais modesta para a economia ou que pelo menos o pico desta retomada deve se deslocar para algum ponto em 2013\'.

 

Além disso, na visão da Febraban, voltaram a crescer as preocupações com a crise econômica internacional.

\'A piora na percepção de risco de países importantes como a Espanha significa que a probabilidade de que venham pressões desinflacionárias (e de baixo crescimento) do cenário externo voltou a se elevar de forma importante nas últimas semanas. Por conta desses fatores, a chance de a Selic voltar a cair antes do final do ano parece ter aumentado bastante.\'

Custo do crédito
As medidas do BC chegam na mesma semana em que Itaú Unibanco, Santander, HSBC e Bradesco reduziram suas taxas de juros para crédito, dias após a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil terem feito o mesmo, por estímulo do governo.

O objetivo é diminuir o spread bancário - a diferença entre os juros que os bancos oferecem para produtos como poupança e fundos de investimento e as taxas usadas para crédito, como financiamento de automóveis, cheque especial e cartões de crédito.

Uma das consequências seria um volume maior de crédito no mercado.

\'A baixa do spread é boa, mas não pode haver excesso de crédito. Um aumento sem critério poderia ter impactos negativos sobre a economia, entre eles a alta da inflação, da inadimplência e da criação de bolhas de crédito em alguns setores\', diz Samy Dana, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Juan Jensen avalia que a redução concreta do custo do crédito e quantos consumidores poderão de fato se beneficiar disto ainda não podem ser dadas como certas. \'Pode ser mais marketing. No final das contas haverá exigências e medidas de controle que podem limitar o crédito mais barato para apenas uma pequena parcela dos clientes\', diz.

O analista acrescenta ainda que os níveis de inadimplência têm subido no país e que a redução do spread neste ano é \'colocar lenha na fogueira neste momento, que já é preocupante\'. (Fonte: BBC Brasil)







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1044049 Total de Visitas