Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

17/04/2012
Dados oficiais revelam que Brasil está longe de realizar a reforma agrária

Em pleno Abril Vermelho organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) , dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INGRA) revelam que acesso a terra por camponeses no Brasil pouco avançou no primeiro ano do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Em 2011 foi registrada a pior marca dos últimos dezessete anos apenas 22.021 famílias conquistaram lotes em assentamentos, contrariando a expectativa dos movimentos sociais do campo, como se não bastasse isso, Dilma está bem atrás do que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizaram no primeiro ano de seus respectivos governos.


Também para 2012 a expectativa em relações às ações do governo não é animadora. De acordo com a assessoria de comunicação do Incra, não mais que 35 mil famílias devem ser assentadas neste ano.
"Se isso se confirmar, o Brasil retrocederá aos patamares dos anos de 1994 e 2004", avalia Bernardo Mançano Fernandes, especialista em geografia agrária e um dos coordenadores do Data Luta – banco de dados do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos da Reforma Agrária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) que sistematiza dados do Incra, dos movimentos sociais e dos Institutos de Terras Estaduais.

Para essa avaliação, Mançano considerou os números do banco acadêmico. Mas, se comparada aos números oficiais do Instituto, a estimativa do governo para esse ano deve significar o segundo pior resultado desde 1995.
"Existe uma tendência de decaída no número de assentamentos. Há no governo federal, desde o período de FHC até hoje, uma política e um pensamento que desvalorizam a agricultura camponesa. Eles não veem potencial nesse desenvolvimento, não há metas oficiais estabelecidas", constata o pesquisador.







Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1042643 Total de Visitas