Newsletters

Email:

Categoria:

Assinar Remover

Notícias
PDF
Imprimir
E-mail

27/03/2012
Deputados agendam novo debate sobre fator previdenciário para abril

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou e marcou para o dia 24 de abril audiência pública para debater o projeto de lei (PL 3.299/08), que extingue o fator previdenciário e que está pronto para ser votado no plenário da Câmara. O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) é autor do requerimento para o debate no colegiado.

A audiência será com representantes do Ministério da Previdência Social; da Central Única de Trabalhadores (CUT); da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e da Casa do Aposentado da Bahia.

Na avaliação do deputado, o "atual momento político e econômico do País permite um debate mais amplo sobre a extinção do fator previdenciário introduzido no governo FHC". Amauri Teixeira aposta em um acordo para viabilizar a aprovação do projeto de lei, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

Mecanismo
O fator previdenciário é um cálculo aplicado para definir o valor de aposentadoria, visando a desestimular a aposentadoria precoce do trabalhador. Aprovado durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o cálculo leva em consideração quatro elementos: alíquota de contribuição; idade do trabalhador; tempo de contribuição à Previdência Social; e expectativa de sobrevida do segurado, conforme tabela do IBGE.

"Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, haverá uma redução média de 0,42% no valor do benefício do trabalhador que se aposentar. Essa redução ocorre devido ao fator previdenciário, um mecanismo que tenta adiar a aposentadoria dos trabalhadores e penaliza quem se aposenta mais cedo por tempo de contribuição".

E segue: "O cálculo é responsável ainda por um corte nos vencimentos do trabalhador, que pode chegar a 40% quando ele se aposenta pelo Regime Geral da Previdência Social", destacou Amauri Teixeira. Para ele, a extinção do fator previdenciário "representa medida de justiça social, já que retoma a relação mais imediata entre contribuição e valor do benefício". (Fonte: Agência informes)






Mais Informações

2ª via da carteirinha

Solicitação de 2ª via da carteirinha de sindicalizado. É necessário levar 1 foto 3x4 recente na sede do Sindicato.

Formulário de Solicitação clique aqui!

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 18h.

Informações via email clique aqui!

Atualização de Dados

Para que você possa estar sempre informado e receber nossas notícias é necessário atualizar online os seus dados cadastrais sempre que houver alguma mudança.

Clique aqui para atualizar seus Dados!

Número de Visitantes

Prezado visitantes agradecemos seu acesso em nossa página! Seja bem-vindo(a) sempre que necessário.



Usuários online 1246519 Total de Visitas